Como Água Para Chocolate - Qual o tempero da sua vida?

Quando eu tinha 17 anos, em 1991, li um livro chamado Como Água Para Chocolate. Os ingredientes básicos era o amor e a comida. Lembro-me bem de cada sensação ao ler as páginas daquele livro. Era possível vislumbrar cada cena, porque tudo tinha, como numa boa comida, muito tempero. 
Todas as emoções da mocinha da história eram despejadas em suas panelas enquanto cozinhava. Se estivesse profundamente feliz, as pessoas transbordavam alegria ao degustar suas receitas. O mesmo acontecia em profunda tristeza. 
A máxima do livro foi o casamento da sua irmã, que se casava com o homem que ela era apaixonada. Sendo assim, preparou o bolo de casamento aos prantos, em lágrimas, em doses abundantes, o que fez com que todos os convidados do casamento chorassem ao comê-lo.
Em 2013, mais de vinte anos depois de ter lido o livro procurando um filme para assistir, me deparo com essa pérola! Foi uma experiência incrível, porque cada cena me trazia uma memória afetiva daquela leitura adolescente, exatamente como eu havia imaginado, onde a comida era tão mágica que fazia as pessoas rirem ou chorarem, ou saírem correndo, ou dançarem.
E que delícia essa sensação de “enxergar”, vendo nas cenas do filme, aquilo que tu imaginou e sentiu enquanto lia as páginas do livro. Foi quando me dei conta de que tu podes, sim, “desenhar” sentimento. 
Acho que a vida tem caminhos fantásticos como as histórias de ficção. Um pressuposto de que a magia pode mudar o mundo real se for transmitida através das emoções das pessoas que amam. 
E você? Que tempero tem usado em sua vida? 
Já que tudo que sentimos, de alguma forma, expressamos, que tal criar seu próprio cardápio com uma boa pitada de romance, paixão e adicionar um pouco de comédia, e menos drama, e algumas codornas, alho, mel, pimentas, coentro, ervas e vinho? E viver? E degustar?


4 Comentários

  1. Não li o livro, mas assisti ao filme, e é um dos meus prediletos. Seu texto maravilhoso, como sempre, me trouxe muitas boas lembranças. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei o filme! Essa relação mágica com o preparo da comida, me encanta e a forma lúdica como é tratada no filme, me inspira! Obrigada prima! Bjs

      Excluir
  2. Menos drama tá difícil!!!!!😂😂😂
    Mas a comédia eu garanto❤

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem