Um dia eu me divorciei





Esse texto não é sobre o ex, nem sobre expectativas não correspondidas, nem sobre mágoas, muito menos sobre pôr a culpa em alguém. Esse texto é sobre eu mesma.
Um dia eu me divorciei. E foi aí que eu descobri que o meu vinho preferido é branco, suave (no verão, bem gelado), que o meu lado da cama, é o esquerdo, que gosto mais de praia, que a minha comida preferida é aquela que eu estiver com vontade de comer, e desconstruí a ideia de que não poderia abrir um vidro de azeitonas sozinha.
Houve um dia em que eu não sabia mais o que eu gostava de verdade, houve um dia em que "tanto faz" para mim estava bom. E não responsabilizo ninguém por isso, a não ser a mim mesma.
Depois de tanto tempo sendo adulta, senti saudade da minha criança. A conotação aqui não é quanto a idade ou a maturidade, mas sobre quem eu sou de verdade, sobre ser espontânea, sobre ser eu mesma. 
Assim como a maioria das mulheres, eu precisei ser forte e corajosa muitas vezes porque precisei fazer escolhas. E algumas vezes precisei ser forte e corajosa sem ao menos ter tido a oportunidade de escolher.
Mas nada exigiu mais de mim do que a decisão do divórcio, porque quando uma mulher se divorcia, não é apenas do marido, é de toda uma história construída. A gente se divorcia da família do companheiro, dos amigos em comum, do gato ou do cachorro, dos planos que fizemos e até de um pedaço da gente que fica no outro.
E aí a gente tem que se reconstruir, recomeçar, ressignificar e "juntar" os pedacinhos e a força que ficou dentro da gente.
Hoje eu quis falar de mim mesma para compartilhar com outras mulheres um pouco de sororidade, essa fraternidade feminina, essa forma de se unir por empatia, de se colocar no lugar da outra e entender seus sentimentos e atitudes, sem julgá-la, Promover o olhar para as mulheres à sua volta com respeito pelas suas escolhas  e por quem elas são.
Um dia eu me divorciei, e acho que foi nesse dia que escreveram aquela história:"Era uma vez uma princesa que se salvou sozinha...e está feliz pela mulher que se tornou". 



32 Comentários

  1. Adorei teu texto!! Escreveste com o coraçao, puro e sincero. Parábens 👏👏👏
    Bjs no ❤

    ResponderExcluir
  2. Que tem conheça sabe o quanto está sendo sincera!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Carol! Venho adiando isso...mas precisava escrever!

      Excluir
  4. É minha amiga!!!!! Já passei por isso e hoje estou muito feliz!!!! Casei de novo e em julho vou ser papai pela 1° vez!!!!!! Com certeza estou na melhor fase da minha vida!!!! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo são palavras muito lindas e verdadeiras. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Jana escrever é uma arte e um exercício de auto conhecimento, de cura e de maturidade
    Parabéns gostei do texto
    Mas acima de tudo gostei muito de conhecer mais uma pessoa legal com um mundo de responsabilidade e que mesmo assim é leve
    Grande abraço e seja sempre muito feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindooooo!!! Muito obrigada! Que sejamos sempre muito feliz!

      Excluir
  7. Recomeçar!! Essa é uma grande missão que precisamos aprender a cada novo ciclo. Penso que não exista momento mais oportuno do que esse para ressignificar ou ratifica-la. Devemos ser alguém de quem nos mesmos consigamos nos apaixonar... isso é bem mais do que nos transformar em alguém só para aguardar o outro...
    adorei o teu texto!!
    Que sigas sempre recomencando a se amar!
    Grande abraço, Nelson

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, não é nada fácil, lindo texto!

    ResponderExcluir
  9. Amei cada palavra deste texto! E que venham novos desafios!

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso, que leitura agradável! Se as mulheres julgassem menos ....

    ResponderExcluir
  11. ADMIRAÇÃO! Sim! Com letras garrafais! ADMIRAÇÃO define❤❤❤

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem