Conselhos para novos pais especiais

Queridos pais, Winni e Douglas, meu nome é Janaina, sou uma mãe especial, assim como vocês.
Quando o José nasceu eu ouvi muitos conselhos sobre a chegada de um filho especial, mas na verdade ninguém faz ideia do que isso significa, nem mesmo quem já tem. 
Ouvi muitas teorias cientificas e espirituais sobre a chegada de uma criança deficiente. Desde a simples e complexa alteração cromossômica até o resgate cármico de vidas passadas...acreditem, eu ouvi muita coisa. 
Sei que a intenção de todos é nos consolar e nos confortar. Mas querem um conselho? Não ouçam os conselhos de ninguém, nem os meus, porque na verdade cada ser é único e TODOS os filhos são especiais, Yasmim e Caio tanto quanto a Agnes. 
Não esqueçam deles, ainda que por um bom tempo, e talvez por toda a vida, eles passem para o segundo plano. Não que isso tenha uma conotação negativa, digo isso para que entendam que vocês se sentirão culpados todos os dias. Horrível, né? Mas é verdade. Um dia vocês vão olhar para o lado e vão se perguntar quando foi que a Yasmim e o Caio cresceram. Mas eles serão seres humanos muito melhores, talvez as melhores pessoas que vocês já conheceram, pelo simples fato de terem a Agnes como irmã. Então, nesse dia, toda a sensação de culpa, por não terem dado a atenção que gostariam a eles, desaparece por completo. E o que vai tomar conta de vocês será a sensação mais plena e perfeita: acho que a gente fez tudo certo. E fizeram!
Querida mamãe Winnie, depois que nos tornamos mães é sabido que nunca mais teremos uma noite de sono tranquila. Só que a chegada de uma criança com necessidades especiais dá à essa clássica frase materna toda a legitimidade. Nunca mais!
Vai ter um dia que tu vai te olhar no espelho e vai perguntar: quem é essa mulher? Ou tu vai estar magra demais por não conseguir se alimentar direito, ou gorda demais pelo mesmo motivo.
Querido papai Douglas, nessa hora, exatamente nessa hora, tu vai olhar para ela e vai se perguntar: por que eu me casei com essa mulher? Tu vai lembrar de vários motivos, mas o único que fará sentido de verdade é o fato de conviver ao lado da mulher mais FORTE do mundo. E nessa hora entenderão o significado de "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença" e terão que escolher ficar juntos ou não.
Parece horrível de novo, né? E é! E eu queria dizer algo mais poético e romântico nesse momento como fizeram comigo. Mas eu não posso mentir. Posso e devo dizer a vocês que vai ser muito difícil! Muito, muito, muito. E por isso deverão cuidar de vocês.
E pelo menos uma vez na semana um de vocês deverá passar uma noite sozinho cuidando da Agnes, mesmo morrendo de medo que algo errado aconteça, enquanto o outro dorme pelo menos por uma noite.
Uma vez na semana um de vocês deverá dormir no quarto com os outros dois filhos, contar histórias e dizer que os ama e que vai dar tudo certo.
Uma vez na semana os dois, mamãe e papai, deverão "dormir"(só que não) juntos para dividir os cuidados com a Agnes, com certeza os medos serão os mesmos, mas a presença do outro, fortalece. 
E uma vez por semana deverão passar esse cuidados para alguém que confiem (e é importante que aprendam a confiar) e ficarem os dois sozinhos para namorar e cuidar um do outro. Senão...não vai dar certo! Acreditem!
E os queridos manos Yasmim e Caio deverão participar dos cuidados com a Agnes. Deverão experienciar plenamente o exercício da empatia. Permitam que eles façam, que eles ajudem, que eles colaborem do jeitinho deles...mas permitam!
E como eu disse no começo, não ouçam nem mesmo os meus conselhos se acharem melhor. Porque vocês terão as experiências e as vivências de vocês com a pequena Agnes. 
Vocês aprenderão TODOS OS DIAS algo novo: vocês irão se apavorar todos os dias, irão se emocionar com qualquer pequena conquista (me lembro da primeira até hoje quando o José conseguiu levar o bico até a boca), vão chorar de medo com a ideia de perdê-la e vão chorar de alegria a cada alta por alguma intervenção hospitalar.
Vocês vão querer deitar uma noite e acordar no outro dia achando que tudo isso foi só um sonho intenso, e outros dias vocês vão acordar desejando e agradecendo que tudo isso é real. 
Enfim! Vocês receberam o privilégio de terem sido escolhidos para serem pais e irmãos da pessoa mais incrível do mundo e com ela vocês vão provar doses diárias de amor e superação.
Sejam bem-vindos ao meu mundo!
Se precisarem, estou aqui! 
Força e luz (como a imagem desse post).

15 Comentários

  1. Tu és iluminada!
    Obrigada por dividir teu conhecimento e experiência conosco!

    ResponderExcluir
  2. Eu me emociono cada vez que citas o José e seus companheiros de aventura e de venturas neste planeta.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo texto , com certeza dezenas de pais passam pelo mesmo dilema . E agora ? Oque eu faço ? As respostas surgem no dia a dia , não existe uma fórmula e sim o aprendizado adquirido a cada momento , com situações em que você irá acertar e muitas vezes errar , contudo isso ,criarão sua própria metodologia de cuidados . Janaína , teus textos são manuais de como ser mãe de um ser especial . Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo! Tu sabe que esse blog só existe porque tu me incentivou a criá-lo. Lembra? Eu mandava noticias do José por e-mail, e em resposta a um desses emails tu me disse para juntar todos eles e transformar num blog! E aí está ele, cheio de lindas histórias compartilhadas. Cheio de amor e boas energias. Tu é uma pessoa que me inspira! Gratidão!!!

      Excluir
  4. Jana..sempre te acompanho e me emociono com as palavras pois sempre passa um filme na cabeça...não há receita pois cada dia é único...cada dia uma Vitória...que Deus fortaleça as nossas famílias e a da pequena Agnes...passamos por todos os tipos de tempestades mas elas passam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lidi, passam...e nos tornamos mais fortes e sábios depois de cada tempestade. Aprendemos a conduzir o barco, ajustar as velas e traçar novas rotas. Sorte a nossa! Obrigada pelo carinho. Bjs

      Excluir
  5. Jana..sempre te acompanho e me emociono com as palavras pois sempre passa um filme na cabeça...não há receita pois cada dia é único...cada dia uma Vitória...que Deus fortaleça as nossas famílias e a da pequena Agnes...passamos por todos os tipos de tempestades mas elas passam...

    ResponderExcluir
  6. Sensacional,
    Tuas palavras soaram como bálsamo. Agnes é o nosso presente, nosso diamante tudo de mais raro.
    Cainho e Mimim com certeza serão gratos no futuro por ter a oportunidade de ter a mana em pertinho.

    Janaina,obrigada pelo presente♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem agradece sou eu! Me sinto privilegiada por poder compartilhar essa experiência. Depois da chegada do José a vida vem me apresentando mais pessoas maravilhosas e incríveis que com suas histórias transformam a minha vida, me inspiram a escrever e dessa forma alcançar outras pessoas que também precisam de inspiração. E a Agnes, sem dúvida, é uma grande e iluminada fonte de inspiração. Bjs

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem