O vulcão que mora dentro da gente

Hoje o que me inspira a escrever são todos os sentimentos, pensamentos e palavras que moram dentro da gente, e por serem tantos, lembrei-me de um vulcão. A palavra vulcão vem do latim Vulcanus, deus romano do fogo, chamado de Hefestos pelos gregos.
Quando um vulcão entra em erupção, em atividade, pode provocar terremotos, e é mais ou menos isso que acontece com a bagunça que está dentro da gente quando não conseguimos de alguma forma acomodar, organizar e até setorizar esses sentimentos, pensamentos e palavras, e podemos acabar lançando na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, nessa metáfora, o mesmo que palavras ao vento, crises de pânico ou ansiedade.
Assim como a energia dos vulcões ativos se dá pelos movimentos das placas da crosta, o vulcão que mora dentro da gente gera energia, se movimenta e "bum" quando estamos tentando organizar nossa bagunça interna. Geralmente os vulcões situam-se nas fronteiras das placas mais importantes, algo do tipo, "lá no fundo da nossa alma". Alguns se encontram em estado de erupção permanente, o que dá a algumas pessoas o privilégio de terem maior controle de suas emoções, pois passam o tempo todo em estado de alerta. Outros vulcões permanecem em estado de atividade moderada durante períodos mais ou menos longos e depois ficam em repouso, ou adormecidos, durante meses, anos e até décadas. Algumas pessoas são assim também, e correm o risco de sofrer com uma espécie de erupção repentina e violenta, uma vez que, quando a lava está muito carregada de vapor e outros gases, ou seja, quando estamos carregados de nossos medos, que escapam com explosões e sobem formando nuvens turvas, semelhantes àquelas que rondam nossas ideias quando estamos cheios de pesos e bagagens que não são nossas e que por alguma razão nos deram para a gente carregar.
Falar em vulcão em erupção é meio assustador, nos remete a ideia de grandes tragédias, mas o vulcanismo na formação do planeta é fundamental, pois sem as erupções, não haveria, por exemplo, cadeias de montanhas. E, sem os gases e vapores que os vulcões expelem, a atmosfera não existiria, impedindo, portanto o surgimento da vida. Em outras palavras, tudo isso que está dentro da gente que provoca todos os tipos de sentimentos e as mais variadas emoções e reações é o que nos impulsiona a tomar nossas decisões e fazer nossas escolhas. A nossa coragem é a lava do nosso vulcão adormecido. Assim como as erupções e os terremotos são responsáveis pela deriva continental, que faz os continentes se afastarem ou se aproximarem uns dos outros, o mesmo acontece com a gente; às vezes temos que entrar em erupção para nos afastar do que nos faz mal e nos aproximar do que nos faz bem!

1 Comentários

  1. Sou um vulcão em repouso!Me identifiquei. Lindo texto! Parabéns Jana! Bjo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem