Excessos perfeitos

Li em algum lugar que a mulher de 40, cansada das aparências, cometerá excessos perfeitos. Escrevi isso no meu perfil e fui questionada sobre o que seria um excesso perfeito. Sei que essa frase está carregada de interpretações, para mim pelo menos.
Então resolvi pedir a opinião de algumas amigas de 40, ou mais, o que seria um excesso perfeito. Recebi muitas contribuições, lindas! Palavras cheias de significados, repletas de sentimentos. A primeira resposta da minha pesquisa dizia que com uma elegância redonda a mulher moderna após os 40 vem deslumbrando a explosão do dourado tanto nos pés como nos acessórios, arrancando suspiros com ar de mulher chique. Que tal? Vejo um grande "permita-se" aí!
Há mulheres totalmente a favor dos excessos se isso lhe fizer bem. Mulheres que andam excessivamente perfeita: falam o que incomoda, com educação, mas falam, dão limites aos seus filhos como nunca deram e estão se achando linda e gostosa aos 44. De maneira geral os excessos perfeitos remetem a ideia de seguir a própria vontade, estar de bem consigo mesma e não se importar com que os outros irão pensar a teu respeito, e apenas fazer aquilo que te deixa feliz: a viagem dos sonhos, encontrar o seu lugar especial para viver, rir de si mesma ou de qualquer coisa que ache graça, comer sem culpas ou gastar uma boa parcela do seu salário no seu perfume favorito.
Excesso perfeito também está em assumir a sua idade (não à cirurgia plástica), pois o tempo nos ensina a relaxar, a nos libertar das cobranças, pois o amadurecimento nos faz buscar outros valores. A sabedoria da maturidade ensina que nós, mulheres, temos que ser muito assertivas em nossos empreendimentos, já que a nossa sociedade pode julgar como "excesso" algo que deveria ser normal. Não damos tanta importância aos comentários maldosos, não nos preocupamos tanto em agradar os outros, e sim, a nós mesmas. Afinal, aquela menina insegura e medrosa, que temia ser engolida pelo mundo, foi acolhida pela mulher madura com propósito de vida. Tornou-se uma mulher forte e corajosa, sem perder a doçura e a delicadeza, e se caso ela tenha perdido, aos 40 ela reencontra.
Os 40 vem num rebuliço! Muitas mudanças, muitas aceitações. Um muito de tudo. Aos 40 é o momento que as decisões mais importantes são tomadas, é onde acontecem outras possibilidades, é onde enxergamos os problemas sem drama, e absorvemos só o que é necessário.
Mas há mulheres que acreditam que não haja excesso perfeito, exceto o excesso com limite. Mas seria um excesso? Se há no limite uma pitada de ousadia, talvez seja sim, um excesso perfeito (só nós, mulheres, entenderemos...risos).
Mas para mim, quando li essa frase, logo pensei nos meus excessos gastronômicos: um bom vinho, uma boa comida e uma excelente sobremesa, tudo degustado sem culpas. Já não me preocupo tanto com os quilinhos a mais, eles nos trazem certo charme, valorizam algumas curvas, intensificam as marcas da experiência. Ainda que eu me cuide, ser fitness não está na minha lista de prioridades. Há também meus excessos maternos: amo demais, cuido demais, protejo demais, dou colo demais. De novo, sem culpas. Eles vão crescer, estão crescendo, e prefiro, nesse caso, pecar pelo excesso e não pela falta. O trabalho é também um excesso que cometo: trabalho muito, e adoro! Um excesso perfeito, pois, aprendo todos os dias. Nossa, há tantos excessos! Ainda que o grande desafio dessa geração seja a eterna busca pelo equilíbrio, cometemos excessos perfeitos, sendo assim, perdoáveis. Na verdade, o mundo está carente de excessos perfeitos: abraços, carinhos, tolerância, compaixão, empatia, boa música, boa poesia, perseverança em Deus, compreensão das divergências, leveza para entender as diferenças, grandeza em perdoar e saber viver o amor com amor. Mas cabe aqui uma reflexão que recebi de uma das minhas amigas de 40 e poucos: E você, o que te impede de cometer o teu excesso perfeito???


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem